Marketing de influência: o que é, estratégias e melhores práticas

Marketing de influência é a estratégia de contratar pessoas influentes para divulgação de uma marca, de um produto ou serviço, sendo que essa pessoa pode até mesmo ser um animal (com perfil agenciado por humanos) ou personagens.

Trata-se de uma ferramenta de marketing e branding que se popularizou com a internet. Hoje, qualquer empresa pode utilizar o marketing de influência – até porque existem influenciadores de todos os tamanhos, nichos e preços de trabalho.

No entanto, influencer marketing não é uma fórmula mágica de marketing digital e mídia social. É preciso ter estratégia, controle sobre a criação de conteúdo, saber quais parcerias digitais fazem sentido para sua segmentação de público, entre outros critérios super importantes.

Aprenda mais sobre essa estratégia de marketing em colaboração com influenciadores abaixo.

O que é marketing de influência?

Marketing de influência é um modelo de publicidade com influenciadores. Você contrata uma personalidade das redes sociais para que ela divulgue sua empresa sob uma estratégia prévia de publicidade. Dessa forma, é possível conseguir maior engajamento e alcance de público.

Cabe dizer que uma estratégia de marketing de influenciadores não usa apenas perfis de pessoas em uma plataforma digital. Há quem administre perfis de animais, personagens fictícios ou que poste sobre assuntos específicos sem relacionar sua personalidade. Essas personalidades também operam na lógica de influenciador digital e podem trazer engajamento para sua marca.

Alguns exemplos da estratégia de marketing de influência estão nas edições do Big Brother Brasil. Os perfis dos concorrentes do programa – geridos por fãs e pessoas contratadas e depois assumidos pelos próprios brothers – viram, quase que automaticamente, oportunidades de marketing de conteúdo com o uso de influência.

A lista de possíveis contratados para campanhas de marketing são vários. Youtubers, podcasters, Instagrammers, entre outros. Você precisa escolher bem o influenciador para conseguir o ROI (Retorno sobre investimento) desejado.

Qual o objetivo específico do marketing de influência?

O objetivo específico do marketing de influência é utilizar o alcance, engajamento e outros recursos de um influenciador a favor da sua marca. Trata-se de uma das tendências de marketing mais em alta com a internet e é ótima para a gestão de marca e sua presença online.

Acontece que esses influenciadores possuem uma certa influência, conquistada por carisma ou autoridade, sobre um certo público. Seus seguidores confiam nas suas palavras ou simplesmente compram o que eles propagam como forma de apoiar o influenciador favorito. 

Se você é responsável pelo marketing de uma editora de livros, por exemplo, contratar um influenciador de literatura trará alcance para seus produtos. O mesmo acontece para outros nichos.

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FONTE: https://blog.anhanguera.com/

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