Como as pessoas sentem a sua marca, isso é BRANDING

Uma palavra, inúmeros significados, mas no final das contas se tem a ver com marketing, tem a ver com sentimento, é em sua essência emocional.

Você já se perguntou por que algumas marcas parecem ter um “ímã” que atrai clientes e fãs? Não é mágica, é branding! Mas, afinal, o que é branding e como ele pode ajudar você a construir um negócio de sucesso?

Branding não pode ser resumido a um logo bonito ou um slogan chamativo (apesar de que isso ajuda!). Branding é, acima de tudo, sobre sentimentos. É sobre como as pessoas percebem sua marca, a experiência que elas têm com ela e a conexão emocional que elas desenvolvem. É a promessa que você faz aos seus clientes e como você a cumpre.

Pense na Apple: Quando você pensa em Apple, provavelmente não pensa só em Iphone, Ipad, Macbook. Você pensa em inovação, design elegante, facilidade de uso e até em um certo status. Isso é branding! A Apple construiu uma marca tão forte que as pessoas fazem fila para comprar seus produtos, mesmo que existam opções mais baratas no mercado. Elas não compram apenas um produto, elas compram o que a marca as faz sentir.

O QUE FAZ O BRANDING SER TÃO PODEROSO?

  • Cria conexão emocional: O branding ajuda a criar um laço emocional com seu público. As pessoas não compram apenas produtos, compram experiências, valores e, principalmente, como a marca as faz sentir.
  • Gera confiança: Uma marca forte e consistente transmite confiança e profissionalismo. Quando as pessoas confiam na sua marca, elas se sentem mais seguras para comprar e recomendar seus produtos ou serviços.
  • Diferencia você da concorrência: Em um mercado cheio de opções, o branding ajuda você a se destacar e mostrar o que te faz único. É o que faz as pessoas escolherem você em vez dos seus concorrentes.
  • Aumenta o valor do seu negócio: Uma marca forte vale mais! Ela atrai mais clientes, gera mais lealdade e, no fim das contas, aumenta seus lucros.

COMO CONSTRUIR UM BRANDING DE SUCESSO (mesmo que você esteja começando agora!)

Descubra quem você é:

  1. Qual é a missão da sua empresa? (Por que você faz o que faz?)
  2. Quais são os seus valores? (No que você acredita?)
  3. Qual é a sua personalidade? (Se sua marca fosse uma pessoa, como ela seria?)

Exemplo: Uma confeitaria artesanal pode ter como missão “adoçar a vida das pessoas com momentos especiais”. Seus valores podem ser “qualidade”, “tradição” e “carinho”. E sua personalidade pode ser “acolhedora”, “familiar” e “criativa”.

Conheça seu público:

  1. Quem são seus clientes ideais?
  2. O que eles buscam?
  3. Quais são seus sonhos e desafios?
  4. Como você quer que eles se sintam ao interagir com sua marca?

Exemplo: A confeitaria do exemplo anterior pode ter como público-alvo famílias que buscam bolos e doces para comemorações, casais que querem presentear um ao outro e pessoas que valorizam produtos artesanais e de qualidade. Ela quer que seus clientes se sintam felizes, acolhidos e especiais.

Crie sua identidade visual:

  1. Logotipo: A “cara” da sua marca.
  2. Cores: As cores transmitem emoções e sensações. Escolha cores que combinem com a personalidade da sua marca e com o que você quer que as pessoas sintam.
  3. Tipografia: A fonte que você usa também comunica! Ela pode ser mais clássica, moderna, divertida…
  4. Imagens: Fotos e ilustrações que representem sua marca e evoquem os sentimentos desejados.

Exemplo: A confeitaria pode ter um logotipo com um desenho delicado de um bolo, cores em tons pastel (que transmitem doçura e aconchego) e uma fonte cursiva (que remete ao artesanal).

Defina sua voz:

  1. Como sua marca “fala”?
  2. Qual é o tom de voz? (Formal, informal, divertido, inspirador…)
  3. Que tipo de linguagem faz seu público se sentir mais conectado à sua marca?

Exemplo: A confeitaria pode usar uma linguagem mais informal e carinhosa nas redes sociais, com emojis e expressões como “delícia” e “feito com amor”.

Seja consistente: Use sua identidade visual e sua voz em todos os pontos de contato com o cliente: site, redes sociais, embalagens, atendimento… A consistência ajuda a construir reconhecimento e confiança, reforçando os sentimentos que você quer associar à sua marca.

Entregue o que promete: De nada adianta ter um branding lindo se você não entrega o que promete. A qualidade do seu produto ou serviço é fundamental para construir uma marca forte e duradoura. Se você promete fazer as pessoas se sentirem especiais, certifique-se de que cada interação com sua marca reflita isso.

Conte sua história: As pessoas adoram histórias! Compartilhe a história da sua marca, seus desafios, suas conquistas… Isso humaniza sua marca e cria conexão com o público.

Por último, mas não menos importante, é preciso ter em mente que Branding não é algo que acontece da noite para o dia. É um processo contínuo de construção e aperfeiçoamento. Mas, com dedicação e as estratégias certas, você pode construir uma marca forte, que se conecta com seu público em um nível emocional e se destaca no mercado.

Lembre-se: branding é sobre como as pessoas sentem a sua marca.

A CS DESIGNER está aqui para te ajudar nessa jornada! para falar com a nossa equipe, clique no botão abaixo.

cs-designer-blog-0012-b