Algoritmos: como funcionam e seu impacto nos negócios

Conhecer os algoritmos que comandam a internet ajuda o empreendedor a avaliar o comportamento dos usuários e conseguir resultados melhores para seu negócio.

Há pouco mais de uma geração, ninguém falava em “algoritmos”, a não ser que fosse matemático e/ou trabalhasse com computadores em bancos, grandes empresas, governos. Hoje, eles estão por toda parte, são citados toda hora, regulam boa parte do nosso trabalho e estão por trás da forma como aprendemos, lemos, nos informamos. Sem os algoritmos, o ecossistema digital no qual vivemos não existiria. 

Mas, afinal, o que são esses “algoritmos”?

São tecnologias que fazem parte da evolução tecnológica que testemunhamos nas últimas décadas. Tecnologias que se tornaram cada vez mais complexas com o passar do tempo, em um esforço contínuo para entender o comportamento das pessoas enquanto navegam na internet. E não só…

Quando o termo algoritmo aparece, a maioria das pessoas pensa em códigos complexos demais para serem compreendidos pelas pessoas comuns. Pode ser, mas, em verdade, o conceito e a aplicação prática dessas tecnologias são mais simples do que parecem.

O algoritmo pode ser definido como uma sequência de raciocínios, operações e instruções visando a alcançar um objetivo. Os passos devem ser finitos (definidos) e operados de forma sistemática.

Podemos compará-los a uma receita culinária ou manual de instruções de um aparelho, por exemplo.

A ideia de uma receita é uma ótima comparação…

Vamos, então, imaginar o caso de uma receita culinária. Nela, estão contidos todos os ingredientes necessários para fazer determinado prato. Esses seriam os dados de entrada no universo dos algoritmos.

Em seguida, temos os passos para executar a receita, que seriam os processamentos de dados e as instruções lógicas.

Ao utilizar todos os ingredientes e os passos da mistura, você chega ao prato finalizado. Pensando na receita como algoritmos, você atinge um resultado.

No caso das redes sociais, os algoritmos existem para fazer com que pessoas encontrem conteúdos, produtos ou serviços que estão em conformidade com o que elas pensam, os seus gostos, sonhos ou desejos. Basicamente, esse é o objetivo principal dessas tecnologias e o que justifica a sua existência.

O algoritmo conta com uma entrada de dados, chamada de input, e uma saída de informações, denominada output – input e output. É importante entender que um algoritmo tem a sua justificativa ou um motivo para ser utilizado, de acordo com o objetivo específico que se pretende atingir.

À medida que os algoritmos vão absorvendo dados sobre os usuários de uma plataforma, eles  tornam-se mais complexos, pela necessidade de considerar outras situações. Assim, eles vão crescendo e exigindo mais processamento de mais dados para criar mais cenários possíveis.

O funcionamento dos algoritmos nas redes sociais

Os algoritmos funcionam de forma totalmente automatizada. E os desenvolvedores desse tipo de tecnologia, seus criadores, mantêm segredo sobre os cálculos que o sistema faz para entregar conteúdo para o usuário.

Para cada tipo de negócio, existem suas próprias formas de gerenciar e utilizar seus algoritmos específicos. Assim, cada mecanismo possui suas próprias características. Mecanismos de pesquisa têm seus próprios motores e sistemas para apresentar as melhores opções para o usuário.

O mesmo acontece com as redes sociais. O mais importante é entender que as interações, ou o engajamento, têm um peso considerável neste trabalho constante que avalia o comportamento dos usuários. Nas redes, o que se quer, afinal, é conhecer o usuário, saber o que ele espera, o que ele pretende, o que ele busca.

O caso Google

O algoritmo do Google, por exemplo, é um dos mais famosos. Vale bilhões e seu código, sua “receita”, é mantida sob o mais absoluto sigilo.

O PageRank, como é chamado, foi criado em 1998 e programado para rastrear os resultados de pesquisas, classificadas por relevância. Essa “relevância” é medida pela quantidade de sites vinculados à página, pelo número de acessos, pela qualidade de informações, entre outros dados. Que tipo de dados se buscam e de que forma eles se relacionam? Segredo, que poucos sabem…

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FONTE: sebrae.com.br

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