O que é tráfego pago e como usar para turbinar o seu negócio

Prática ajuda sua empresa a chegar a clientes que não encontraria por conta própria

Movimentar um negócio nas redes sociais não é tão simples quanto parece. Apesar dos esforços para criar um produto atraente, que faça com que as pessoas curtam, compartilhem e comentem o quanto admiram, a infinidade de concorrentes exige que haja investimento para atingir o público certo. Para isso, existe o tráfego pago.

O tráfego pago é uma forma de investimento em anúncios segmentados para atrair público, seja para o site da sua empresa ou para uma rede social. Diferentemente do tráfego orgânico – que, como sugere o nome, leva um tempo indefinido –, o tráfego pago permite que o empreendedor defina muitas variáveis e tenha resultados quase imediatos em acesso e, claro, em vendas.

“Tráfego pago é para chegar em clientes que não se chegaria sozinho. Quando você abre uma loja, você espera que as pessoas venham, mas é preciso chamá-las. No digital também. É a forma de chamar os clientes, com ferramentas de publicidade ou tráfego pago”, afirma Edson Sousa Jr, head de LeadGeneration Business do Google Brasil.

Apesar de ser diferente do orgânico, Sousa Jr. explica que eles não são antagônicos. “Eles andam lado a lado, e toda empresa precisa cuidar das duas partes. Se só fizer o orgânico, vai conseguir os clientes que já te conhecem e não os novos clientes. Se só fizer o pago, vai perder a chance de ter um site bem posicionado e conseguir um fluxo orgânico de visitas. Então, as duas frentes têm que ser cuidadas.”

Samuel Pereira, especialista em audiência, escala digital e criador da SDA Holding, explica a importância de investir em tráfego pago para pequenos empreendedores. “Com um orçamento mais restrito, competir com grandes empresas pode parecer uma tarefa impossível, mas o tráfego de pagamento nivelado é um campo de jogo. Além disso, é uma estratégia que ajuda a construir rapidamente uma base de clientes, testar novos produtos ou até mesmo novos mercados com um risco muito menor”, diz o empresário.

A partir da melhor ferramenta para cada negócio, a plataforma, seja o Google, Meta ou outras empresas, pode indicar a melhor forma de analisar os resultados e transformá-los em vendas. O executivo do Google sugere três pontos importantes: mensurar de forma correta o que cada visita gerou, decidir o tipo de mídia – pessoas que já querem ou ainda vão querer o produto – e investir em conteúdo criativo. Hoje em dia, até a inteligência artificial ajuda nessa última parte.

Para começar, siga as dicas:

  • Definir um orçamento diário que caiba no seu planejamento;
  • Escolher palavras-chave que seus clientes em potencial realmente utilizam para buscar produtos ou serviços como seus;
  • Criar anúncios claros e que chamam a atenção, incentivando o clique;
  • Usar uma segmentação geográfica para garantir que seus anúncios sejam exibidos apenas para pessoas nas áreas que você frequenta;
  • Explorar diferentes tipos de anúncios dentro da plataforma de sua escolha

A partir daí, sugere Pereira, é possível alavancar o negócio.

“Os resultados mostram quais anúncios estão gerando mais cliques e detalhes, o perfil de seus clientes, comportamento de compra e jornada de decisão. Com esses dados em mãos, você pode ajustar sua estratégia de marketing, melhorar a experiência do usuário em seu site e até mesmo criar novos produtos ou serviços que atendam melhor às necessidades de seu público. Em outras palavras, o tráfego pago não só impulsiona vendas imediatas, como também oferece os insights necessários para o crescimento sustentável a longo prazo”, finaliza.

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FONTE: https://revistapegn.globo.com

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